09
maio
09

Enem terá prova de língua estrangeira só a partir de 2010

A edição deste ano do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcada para outubro próximo, não terá questões de língua estrangeira. Em 2010, porém, o exame exigirá dos alunos conhecimentos tanto de inglês como de espanhol. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão subordinado ao Ministério da Educação (MEC), alega que a decisão foi tomada por causa de um problema técnico: não foi possível elaborar a prova com testes separados de inglês e espanhol.

A decisão de deixar a língua estrangeira de fora neste ano foi anunciada ontem pelo presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, em seminário promovido pela Universidade de Brasília (UnB). Segundo Fernandes, o problema não prejudicará a qualidade da seleção, já que o peso de língua estrangeira é reduzido, uma vez que as questões fazem parte da prova de português. Ele disse que o prazo de pouco mais de um ano é suficiente para os alunos se preparem para o teste das duas línguas.

Diante do problema técnico alegado pelo Inep, o chamado comitê de governança do novo Enem, formado por reitores de universidades federais, entendeu que seria injusto cobrar dos participantes conhecimentos de duas línguas estrangeiras já este ano. O argumento é que os estudantes são obrigados a optar por um idioma estrangeiro na maioria das escolas do país.

O novo Enem vai substituir vestibulares ou contar pontos nos processos seletivos de universidades federais, estaduais e privadas a partir deste ano. Ao propor a realização do exame, há cerca de um mês, o Ministério da Educação informou que uma das quatro provas avaliaria justamente os conhecimentos de português e língua estrangeira.

O presidente da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), reitor Amaro Lins, lamentou o problema técnico do Inep. Segundo o presidente da Andifes, a prova de língua estrangeira é fundamental para selecionar universitários. Ele aposta que a maior parte das instituições que aderirem ao novo Enem incluirá questões de inglês ou espanhol na segunda fase de seus vestibulares.

— O comitê de governança acha que é importante. Tanto que no próximo ano vai ter — afirmou Lins.
Fonte: Agência Brasil, em 02/05/2009


0 Responses to “Enem terá prova de língua estrangeira só a partir de 2010”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: