15
maio
09

Comitê do novo Enem aprova matriz de habilidades para prova de outubro

A representação dos reitores das universidades federais, que integra o Comitê de Governança do novo Enem, aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira, 13, a matriz de habilidades, que é o guia que orienta os especialistas como abordar os conteúdos na elaboração dos testes do exame neste ano. A matriz, explica o ministro da Educação, Fernando Haddad, respeita os conteúdos estudados pelos alunos no ensino médio.

Segundo Haddad, a mudança que vem com o novo Enem não é para esvaziar o ensino médio, mas para abordar os conteúdos privilegiando a capacidade de raciocínio do aluno e não a decoreba. E dá um exemplo: se o estudante compreende um fenômeno da natureza, mesmo que tenha esquecido a fórmula, ele dará a resposta certa por outros meios. No novo modelo, diz, não serão cobradas datas, mesmo de episódios importantes.

A matriz de habilidades será apresentada nesta quinta-feira, 14, ao Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), entidade que passa a integrar o Comitê de Governança. A matriz também estará disponível para consulta no portal do MEC.

O ingresso do Consed no comitê, segundo o ministro, é o ponto de partida para o início da reforma do currículo do ensino médio com vistas ao novo Enem e às expectativas das universidades. O ministro também destacou o crescimento do numero de universidades que estão adotando o exame como nota única de ingresso. Mesmo as instituições que não participarão este ano, diz, certamente se integrarão em 2010.

Com a expectativa de que as inscrições de alunos no novo Enem alcancem entre cinco e seis milhões, Haddad informa que pediu reforços ao Ministério da Justiça para ampliar a segurança em todo o processo, da reprodução à aplicação das provas, em mais de 1.500 municípios. O reforço será da Polícia Federal.

Sobre a iniciativa de ações na justiça alegando prejuízo aos atuais estudantes do ensino médio, Haddad explica que isso é “precipitado”, porque todo o cuidado foi tomado para respeitar os conteúdos que se oferecem hoje aos estudantes.

O Comitê de Governança é constituído por representações do Ministério da Educação, dos reitores das universidades federais e, a partir desta quinta-feira, 14, também pelo Consed.

Fonte: Site do MEC, em 13 de maio de 2009.

Por Ionice Lorenzoni


0 Responses to “Comitê do novo Enem aprova matriz de habilidades para prova de outubro”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: