17
maio
09

VEJA O QUE CAI NO NOVO ENEM

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009

EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento)

I. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer

uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa.

II. Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do

conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos

histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.

III. Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar

dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e

enfrentar situações-problema.

IV. Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em

diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para

construir argumentação consistente.

V. Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Matriz de Referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Competência de área 1 – Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na

escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida.

H1 – Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de

caracterização dos sistemas de comunicação.

H2 – Recorrer aos conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas de comunicação e

informação para resolver problemas sociais.

H3 – Relacionar informações geradas nos sistemas de comunicação e informação,

considerando a função social desses sistemas.

H4 – Reconhecer posições críticas aos usos sociais que são feitos das linguagens e

dos sistemas de comunicação e informação.

Competência de área 2 – Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como

instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais*.

H5 – Associar vocábulos e expressões de um texto em LEM ao seu tema.

H6 – Utilizar os conhecimentos da LEM e de seus mecanismos como meio de ampliar as

possibilidades de acesso a informações, tecnologias e culturas.

H7 – Relacionar um texto em LEM, as estruturas linguísticas, sua função e seu uso social.

H8 – Reconhecer a importância da produção cultural em LEM como representação da

diversidade cultural e linguística.

*A área 2 será incluída apenas a partir de 2010

Competência de área 3 – Compreender e usar a linguagem corporal como relevante

para a própria vida, integradora social e formadora da identidade.

H9 – Reconhecer as manifestações corporais de movimento como originárias de

necessidades cotidianas de um grupo social.

H10 – Reconhecer a necessidade de transformação de hábitos corporais em função das

necessidades cinestésicas.

H11 – Reconhecer a linguagem corporal como meio de interação social, considerando os

limites de desempenho e as alternativas de adaptação para diferentes indivíduos.

Competência de área 4 – Compreender a arte como saber cultural e estético gerador

de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade.

H12 – Reconhecer diferentes funções da arte, do trabalho da produção dos artistas em

seus meios culturais.

H13 – Analisar as diversas produções artísticas como meio de explicar diferentes culturas,

padrões de beleza e preconceitos.

H14 – Reconhecer o valor da diversidade artística e das inter-relações de elementos que se

apresentam nas manifestações de vários grupos sociais e étnicos.

Competência de área 5 – Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das

linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função,

organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção

e recepção.

H15 – Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando

aspectos do contexto histórico, social e político.

H16 – Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção

do texto literário.

H17 – Reconhecer a presença de valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no

patrimônio literário nacional.

Competência de área 6 – Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes

linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de

significados, expressão, comunicação e informação.

H18 – Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a

organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos.

H19 – Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas

de interlocução.

H20 – Reconhecer a importância do patrimônio linguístico para a preservação da memória

e da identidade nacional.

Competência de área 7 – Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes

linguagens e suas manifestações específicas.

H21 – Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não-verbais

utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos.

H22 – Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos.

H23 – Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo,

pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados.

H24 – Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento

do público, tais como a intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras.

Competência de área 8 – Compreender e usar a língua portuguesa como língua

materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da

própria identidade.

H25 – Identificar, em textos de diferentes gêneros, as marcas linguísticas que singularizam

as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro.

H26 – Relacionar as variedades lingüísticas a situações específicas de uso social.

H27 – Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações

de comunicação.

Competência de área 9 – Entender os princípios, a natureza, a função e o impacto das

tecnologias da comunicação e da informação na sua vida pessoal e social, no

desenvolvimento do conhecimento, associando-o aos conhecimentos científicos, às

linguagens que lhes dão suporte, às demais tecnologias, aos processos de

produção e aos problemas que se propõem solucionar.

H28 – Reconhecer a função e o impacto social das diferentes tecnologias da comunicação

e informação.

H29 – Identificar pela análise de suas linguagens, as tecnologias da comunicação e

informação.

H30 – Relacionar as tecnologias de comunicação e informação ao desenvolvimento das

sociedades e ao conhecimento que elas produzem.

Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias

Competência de área 1 – Construir significados para os números naturais, inteiros,

racionais e reais.

H1 – Reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números

e operações – naturais, inteiros, racionais ou reais.

H2 – Identificar padrões numéricos ou princípios de contagem.

H3 – Resolver situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos.

H4 – Avaliar a razoabilidade de um resultado numérico na construção de argumentos sobre

afirmações quantitativas.

H5 – Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos numéricos.

Competência de área 2 – Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e

a representação da realidade e agir sobre ela.

H6 – Interpretar a localização e a movimentação de pessoas/objetos no espaço

tridimensional e sua representação no espaço bidimensional.

H7 – Identificar características de figuras planas ou espaciais.

H8 – Resolver situação-problema que envolva conhecimentos geométricos de espaço e

forma.

H9 – Utilizar conhecimentos geométricos de espaço e forma na seleção de argumentos

propostos como solução de problemas do cotidiano.

Competência de área 3 – Construir noções de grandezas e medidas para a

compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano.

H10 – Identificar relações entre grandezas e unidades de medida.

H11 – Utilizar a noção de escalas na leitura de representação de situação do cotidiano.

H12 – Resolver situação-problema que envolva medidas de grandezas.

H13 – Avaliar o resultado de uma medição na construção de um argumento consistente.

H14 – Avaliar proposta de intervenção na realidade utilizando conhecimentos geométricos

relacionados a grandezas e medidas.

Competência de área 4 – Construir noções de variação de grandezas para a

compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano.

H15 – Identificar a relação de dependência entre grandezas.

H16 – Resolver situação-problema envolvendo a variação de grandezas, direta ou

inversamente proporcionais.

H17 – Analisar informações envolvendo a variação de grandezas como recurso para a

construção de argumentação.

H18 – Avaliar propostas de intervenção na realidade envolvendo variação de grandezas.

Competência de área 5 – Modelar e resolver problemas que envolvem variáveis

socioeconômicas ou técnico-científicas, usando representações algébricas.

H19 – Identificar representações algébricas que expressem a relação entre grandezas.

H20 – Interpretar gráfico cartesiano que represente relações entre grandezas.

H21 – Resolver situação-problema cuja modelagem envolva conhecimentos algébricos.

H22 – Utilizar conhecimentos algébricos/geométricos como recurso para a construção de

argumentação.

H23 – Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos algébricos.

Competência de área 6 – Interpretar informações de natureza científica e social

obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência,

extrapolação, interpolação e interpretação.

H24 – Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências.

H25 – Resolver problema com dados apresentados em tabelas ou gráficos.

H26 – Analisar informações expressas em gráficos ou tabelas como recurso para a

construção de argumentos.

Competência de área 7 – Compreender o caráter aleatório e não-determinístico dos

fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas,

determinação de amostras e cálculos de probabilidade para interpretar informações

de variáveis apresentadas em uma distribuição estatística.

H27 – Calcular medidas de tendência central ou de dispersão de um conjunto de dados

expressos em uma tabela de freqüências de dados agrupados (não em classes) ou em

gráficos.

H28 – Resolver situação-problema que envolva conhecimentos de estatística e

probabilidade.

H29 – Utilizar conhecimentos de estatística e probabilidade como recurso para a

construção de argumentação.

H30 – Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos de

estatística e probabilidade.

Matriz de Referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Competência de área 1 – Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas

associadas como construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de

produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade.

H1 – Reconhecer características ou propriedades de fenômenos ondulatórios ou

oscilatórios, relacionando-os a seus usos em diferentes contextos.

H2 – Associar a solução de problemas de comunicação, transporte, saúde ou outro, com o

correspondente desenvolvimento científico e tecnológico.

H3 – Confrontar interpretações científicas com interpretações baseadas no senso comum,

ao longo do tempo ou em diferentes culturas.

H4 – Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida

humana ou medidas de conservação, recuperação ou utilização sustentável da

biodiversidade.

Competência de área 2 – Identificar a presença e aplicar as tecnologias associadas

às ciências naturais em diferentes contextos.

H5 – Dimensionar circuitos ou dispositivos elétricos de uso cotidiano.

H6 – Relacionar informações para compreender manuais de instalação ou utilização de

aparelhos, ou sistemas tecnológicos de uso comum.

H7 – Selecionar testes de controle, parâmetros ou critérios para a comparação de

materiais e produtos, tendo em vista a defesa do consumidor, a saúde do trabalhador ou a

qualidade de vida.

Competência de área 3 – Associar intervenções que resultam em degradação ou

conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações

científico-tecnológicos.

H8 – Identificar etapas em processos de obtenção, transformação, utilização ou reciclagem

de recursos naturais, energéticos ou matérias-primas, considerando processos biológicos,

químicos ou físicos neles envolvidos.

H9 – Compreender a importância dos ciclos biogeoquímicos ou do fluxo energia para a

vida, ou da ação de agentes ou fenômenos que podem causar alterações nesses

processos.

H10 – Analisar perturbações ambientais, identificando fontes, transporte e(ou) destino dos

poluentes ou prevendo efeitos em sistemas naturais, produtivos ou sociais.

H11 – Reconhecer benefícios, limitações e aspectos éticos da biotecnologia, considerando

estruturas e processos biológicos envolvidos em produtos biotecnológicos.

H12 – Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou

econômicas, considerando interesses contraditórios.

Competência de área 4 – Compreender interações entre organismos e ambiente, em

particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos

científicos, aspectos culturais e características individuais.

H13 – Reconhecer mecanismos de transmissão da vida, prevendo ou explicando a

manifestação de características dos seres vivos.

H14 – Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como

manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente, sexualidade, entre

outros.

H15 – Interpretar modelos e experimentos para explicar fenômenos ou processos

biológicos em qualquer nível de organização dos sistemas biológicos.

H16 – Compreender o papel da evolução na produção de padrões, processos biológicos

ou na organização taxonômica dos seres vivos.

Competência de área 5 – Entender métodos e procedimentos próprios das ciências

naturais e aplicá-los em diferentes contextos.

H17 – Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e

representação usadas nas ciências físicas, químicas ou biológicas, como texto discursivo,

gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica.

H18 – Relacionar propriedades físicas, químicas ou biológicas de produtos, sistemas ou

procedimentos tecnológicos às finalidades a que se destinam.

H19 – Avaliar métodos, processos ou procedimentos das ciências naturais que contribuam

para diagnosticar ou solucionar problemas de ordem social, econômica ou ambiental.

Competência de área 6 – Apropriar-se de conhecimentos da física para, em situações

problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas.

H20 – Caracterizar causas ou efeitos dos movimentos de partículas, substâncias, objetos

ou corpos celestes.

H21 – Utilizar leis físicas e (ou) químicas para interpretar processos naturais ou

tecnológicos inseridos no contexto da termodinâmica e(ou) do eletromagnetismo.

H22 – Compreender fenômenos decorrentes da interação entre a radiação e a matéria em

suas manifestações em processos naturais ou tecnológicos, ou em suas implicações

biológicas, sociais, econômicas ou ambientais.

H23 – Avaliar possibilidades de geração, uso ou transformação de energia em ambientes

específicos, considerando implicações éticas, ambientais, sociais e/ou econômicas.

Competência de área 7 – Apropriar-se de conhecimentos da química para, em

situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científicotecnológicas.

H24 – Utilizar códigos e nomenclatura da química para caracterizar materiais, substâncias

ou transformações químicas.

H25 – Caracterizar materiais ou substâncias, identificando etapas, rendimentos ou

implicações biológicas, sociais, econômicas ou ambientais de sua obtenção ou produção.

H26 – Avaliar implicações sociais, ambientais e/ou econômicas na produção ou no

consumo de recursos energéticos ou minerais, identificando transformações químicas ou

de energia envolvidas nesses processos.

H27 – Avaliar propostas de intervenção no meio ambiente aplicando conhecimentos

químicos, observando riscos ou benefícios.

Competência de área 8 – Apropriar-se de conhecimentos da biologia para, em

situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científicotecnológicas.

H28 – Associar características adaptativas dos organismos com seu modo de vida ou com

seus limites de distribuição em diferentes ambientes, em especial em ambientes

brasileiros.

H29 – Interpretar experimentos ou técnicas que utilizam seres vivos, analisando

implicações para o ambiente, a saúde, a produção de alimentos, matérias primas ou

produtos industriais.

H30 – Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam

à preservação e a implementação da saúde individual, coletiva ou do ambiente.

Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias

Competência de área 1 – Compreender os elementos culturais que constituem as

identidades

H1 – Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de

aspectos da cultura.

H2 – Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.

H3 – Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.

H4 – Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto

da cultura.

H5 – Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e

artístico em diferentes sociedades.

Competência de área 2 – Compreender as transformações dos espaços geográficos

como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.

H6 – Interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços

geográficos.

H7 – Identificar os significados histórico-geográficos das relações de poder entre as nações

H8 – Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos

populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social.

H9 – Comparar o significado histórico-geográfico das organizações políticas e

socioeconômicas em escala local, regional ou mundial.

H10 – Reconhecer a dinâmica da organização dos movimentos sociais e a importância da

participação da coletividade na transformação da realidade histórico-geográfica.

Competência de área 3 – Compreender a produção e o papel histórico das

instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos,

conflitos e movimentos sociais.

H11 – Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.

H12 – Analisar o papel da justiça como instituição na organização das sociedades.

H13 – Analisar a atuação dos movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou

rupturas em processos de disputa pelo poder.

H14 – Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos,

sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais,

políticas e econômicas.

H15 – Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais

ao longo da história.

Competência de área 4 – Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu

impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na

vida social.

H16 – Identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do

trabalho e/ou da vida social.

H17 – Analisar fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no processo de

territorialização da produção.

H18 – Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas

implicações sócio-espaciais.

H19 – Reconhecer as transformações técnicas e tecnológicas que determinam as várias

formas de uso e apropriação dos espaços rural e urbano.

H20 – Selecionar argumentos favoráveis ou contrários às modificações impostas pelas

novas tecnologias à vida social e ao mundo do trabalho.

Competência de área 5 – Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e

valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação

consciente do indivíduo na sociedade.

H21 – Identificar o papel dos meios de comunicação na construção da vida social.

H22 – Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas

legislações ou nas políticas públicas.

H23 – Analisar a importância dos valores éticos na estruturação política das sociedades.

H24 – Relacionar cidadania e democracia na organização das sociedades.

H25 – Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social.

Competência de área 6 – Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas

interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

H26 – Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as

relações da vida humana com a paisagem.

H27 – Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando

em consideração aspectos históricos e(ou) geográficos.

H28 – Relacionar o uso das tecnologias com os impactos sócio-ambientais em diferentes

contextos histórico-geográficos.

H29 – Reconhecer a função dos recursos naturais na produção do espaço geográfico,

relacionando-os com as mudanças provocadas pelas ações humanas.

H30 – Avaliar as relações entre preservação e degradação da vida no planeta nas

diferentes escalas.

ANEXO

Objetos de conhecimento associados às Matrizes de Referência

1. Linguagem, Códigos e suas Tecnologias

Estudo do texto: as sequências discursivas e os gêneros textuais no sistema

de comunicação e informação – modos de organização da composição textual;

atividades de produção escrita e de leitura de textos gerados nas diferentes esferas

sociais – públicas e privadas.

Estudo das práticas corporais: a linguagem corporal como integradora social

e formadora de identidade – performance corporal e identidades juvenis;

possibilidades de vivência crítica e emancipada do lazer; mitos e verdades sobre os

corpos masculino e feminino na sociedade atual; exercício físico e saúde; o corpo e

a expressão artística e cultural; o corpo no mundo dos símbolos e como produção

da cultura; práticas corporais e autonomia; condicionamentos e esforços físicos; o

esporte;. a dança; as lutas; os jogos; as brincadeiras.

Produção e recepção de textos artísticos: interpretação e representação do

mundo para o fortalecimento dos processos de identidade e cidadania – Artes

Visuais: estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da

comunidade. Teatro: estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o

contexto da comunidade, as fontes de criação. Música: estrutura morfológica,

sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade, as fontes de

criação. Dança: estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o

contexto da comunidade, as fontes de criação. Conteúdos estruturantes das

linguagens artísticas (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), elaborados a partir de

suas estruturas morfológicas e sintáticas; inclusão, diversidade e multiculturalidade:

a valorização da pluralidade expressada nas produções estéticas e artísticas das

minorias sociais e dos portadores de necessidades especiais educacionais.

Estudo do texto literário: relações entre produção literária e processo social,

concepções artísticas, procedimentos de construção e recepção de textos –

produção literária e processo social; processos de formação literária e de formação

nacional; produção de textos literários, sua recepção e a constituição do patrimônio

literário nacional; relações entre a dialética cosmopolitismo/localismo e a produção

literária nacional; elementos de continuidade e ruptura entre os diversos momentos

da literatura brasileira; associações entre concepções artísticas e procedimentos de

construção do texto literário em seus gêneros (épico/narrativo, lírico e dramático) e

formas diversas.; articulações entre os recursos expressivos e estruturais do texto

literário e o processo social relacionado ao momento de sua produção;

representação literária: natureza, função, organização e estrutura do texto literário;

relações entre literatura, outras artes e outros saberes.

Estudo dos aspectos linguísticos em diferentes textos: recursos expressivos

da língua, procedimentos de construção e recepção de textos – organização da

macroestrutura semântica e a articulação entre idéias e proposições (relações

lógico-semânticas).

Estudo do texto argumentativo, seus gêneros e recursos linguísticos:

argumentação: tipo, gêneros e usos em língua portuguesa – formas de

apresentação de diferentes pontos de vista; organização e progressão textual;

papéis sociais e comunicativos dos interlocutores, relação entre usos e propósitos

comunicativos, função sociocomunicativa do gênero, aspectos da dimensão espaçotemporal

em que se produz o texto.

Estudo dos aspectos linguísticos da língua portuguesa: usos da língua:

norma culta e variação lingüística – uso dos recursos linguísticos em relação ao

contexto em que o texto é constituído: elementos de referência pessoal, temporal,

espacial, registro linguístico, grau de formalidade, seleção lexical, tempos e modos

verbais; uso dos recursos linguísticos em processo de coesão textual: elementos de

articulação das sequências dos textos ou à construção da micro estrutura do texto.

Estudo dos gêneros digitais: tecnologia da comunicação e informação:

impacto e função social – o texto literário típico da cultura de massa: o suporte

textual em gêneros digitais; a caracterização dos interlocutores na comunicação

tecnológica; os recursos linguísticos e os gêneros digitais; a função social das

novas tecnologias.

2. Matemática e suas Tecnologias

Conhecimentos numéricos: operações em conjuntos numéricos (naturais, inteiros,

racionais e reais), desigualdades, divisibilidade, fatoração, razões e proporções,

porcentagem e juros, relações de dependência entre grandezas, sequências e

progressões, princípios de contagem.

Conhecimentos geométricos: características das figuras geométricas planas e

espaciais; grandezas, unidades de medida e escalas; comprimentos, áreas e

volumes; ângulos; posições de retas; simetrias de figuras planas ou espaciais;

congruência e semelhança de triângulos; teorema de Tales; relações métricas nos

triângulos; circunferências; trigonometria do ângulo agudo.

Conhecimentos de estatística e probabilidade: representação e análise de

dados; medidas de tendência central (médias, moda e mediana); desvios e

variância; noções de probabilidade.

Conhecimentos algébricos: gráficos e funções; funções algébricas do 1.º e do 2.º

graus, polinomiais, racionais, exponenciais e logarítmicas; equações e inequações;

relações no ciclo trigonométrico e funções trigonométricas.

Conhecimentos algébricos/geométricos: plano cartesiano; retas; circunferências;

paralelismo e perpendicularidade, sistemas de equações.

3. Ciências da Natureza e suas Tecnologias

3.1 Física

Conhecimentos básicos e fundamentais – Noções de ordem de grandeza.

Notação Científica. Sistema Internacional de Unidades. Metodologia de

investigação: a procura de regularidades e de sinais na interpretação física do

mundo. Observações e mensurações: representação de grandezas físicas como

grandezas mensuráveis. Ferramentas básicas: gráficos e vetores. Conceituação de

grandezas vetoriais e escalares. Operações básicas com vetores.

O movimento, o equilíbrio e a descoberta de leis físicas – Grandezas

fundamentais da mecânica: tempo, espaço, velocidade e aceleração. Relação

histórica entre força e movimento. Descrições do movimento e sua interpretação:

quantificação do movimento e sua descrição matemática e gráfica. Casos especiais

de movimentos e suas regularidades observáveis. Conceito de inércia. Noção de

sistemas de referência inerciais e não inerciais. Noção dinâmica de massa e

quantidade de movimento (momento linear). Força e variação da quantidade de

movimento. Leis de Newton. Centro de massa e a idéia de ponto material. Conceito

de forças externas e internas. Lei da conservação da quantidade de movimento

(momento linear) e teorema do impulso. Momento de uma força (torque). Condições

de equilíbrio estático de ponto material e de corpos rígidos. Força de atrito, força

peso, força normal de contato e tração. Diagramas de forças. Identificação das

forças que atuam nos movimentos circulares. Noção de força centrípeta e sua

quantificação. A hidrostática: aspectos históricos e variáveis relevantes. Empuxo.

Princípios de Pascal, Arquimedes e Stevin: condições de flutuação, relação entre

diferença de nível e pressão hidrostática.

Energia, trabalho e potência – Conceituação de trabalho, energia e potência.

Conceito de energia potencial e de energia cinética. Conservação de energia

mecânica e dissipação de energia. Trabalho da força gravitacional e energia

potencial gravitacional. Forças conservativas e dissipativas.

A Mecânica e o funcionamento do Universo – Força peso. Aceleração

gravitacional. Lei da Gravitação Universal. Leis de Kepler. Movimentos de corpos

celestes. Influência na Terra: marés e variações climáticas. Concepções históricas

sobre a origem do universo e sua evolução.

Fenômenos Elétricos e Magnéticos – Carga elétrica e corrente elétrica. Lei de

Coulomb. Campo elétrico e potencial elétrico. Linhas de campo. Superfícies

equipotenciais. Poder das pontas. Blindagem. Capacitores. Efeito Joule. Lei de

Ohm. Resistência elétrica e resistividade. Relações entre grandezas elétricas:

tensão, corrente, potência e energia. Circuitos elétricos simples. Correntes contínua

e alternada. Medidores elétricos. Representação gráfica de circuitos. Símbolos

convencionais. Potência e consumo de energia em dispositivos elétricos. Campo

magnético. Imãs permanentes. Linhas de campo magnético. Campo magnético

terrestre.

Oscilações, ondas, óptica e radiação – Feixes e frentes de ondas. Reflexão e

refração. Óptica geométrica: lentes e espelhos. Formação de imagens. Instrumentos

ópticos simples. Fenômenos ondulatórios. Pulsos e ondas. Período, freqüência,

ciclo. Propagação: relação entre velocidade, frequência e comprimento de onda.

Ondas em diferentes meios de propagação.

O calor e os fenômenos térmicos – Conceitos de calor e de temperatura. Escalas

termométricas. Transferência de calor e equilíbrio térmico. Capacidade calorífica e

calor específico. Condução do calor. Dilatação térmica. Mudanças de estado físico e

calor latente de transformação. Comportamento de Gases ideais. Máquinas

térmicas. Ciclo de Carnot. Leis da Termodinâmica. Aplicações e fenômenos

térmicos de uso cotidiano. Compreensão de fenômenos climáticos relacionados ao

ciclo da água.

3.2 Química

Transformações Químicas – Evidências de transformações químicas.

Interpretando transformações químicas. Sistemas Gasosos: Lei dos gases. Equação

geral dos gases ideais, Princípio de Avogadro, conceito de molécula; massa molar,

volume molar dos gases. Teoria cinética dos gases. Misturas gasosas. Modelo

corpuscular da matéria. Modelo atômico de Dalton. Natureza elétrica da matéria:

Modelo Atômico de Thomson, Rutherford, Rutherford-Bohr. Átomos e sua estrutura.

Número atômico, número de massa, isótopos, massa atômica. Elementos químicos

e Tabela Periódica. Reações químicas.

Representação das transformações químicas – Fórmulas químicas.

Balanceamento de equações químicas. Aspectos quantitativos das transformações

químicas. Leis ponderais das reações químicas. Determinação de fórmulas

químicas. Grandezas Químicas: massa, volume, mol, massa molar, constante de

Avogadro. Cálculos estequiométricos.

Materiais, suas propriedades e usos – Propriedades de materiais. Estados físicos

de materiais. Mudanças de estado. Misturas: tipos e métodos de separação.

Substâncias químicas: classificação e características gerais. Metais e Ligas

metálicas. Ferro, cobre e alumínio. Ligações metálicas. Substâncias iônicas:

características e propriedades. Substâncias iônicas do grupo: cloreto, carbonato,

nitrato e sulfato. Ligação iônica. Substâncias moleculares: características e

propriedades. Substâncias moleculares: H2, O2, N2, Cl2, NH3, H2O, HCl, CH4.

Ligação Covalente. Polaridade de moléculas. Forças intermoleculares. Relação

entre estruturas, propriedade e aplicação das substâncias.

Água – Ocorrência e importância na vida animal e vegetal. Ligação, estrutura e

propriedades. Sistemas em Solução Aquosa: Soluções verdadeiras, soluções

coloidais e suspensões. Solubilidade. Concentração das soluções. Aspectos

qualitativos das propriedades coligativas das soluções. Ácidos, Bases, Sais e

Óxidos: definição, classificação, propriedades, formulação e nomenclatura.

Conceitos de ácidos e base. Principais propriedades dos ácidos e bases:

indicadores, condutibilidade elétrica, reação com metais, reação de neutralização.

Transformações Químicas e Energia – Transformações químicas e energia

calorífica. Calor de reação. Entalpia. Equações termoquímicas. Lei de Hess.

Transformações químicas e energia elétrica. Reação de oxirredução. Potenciais

padrão de redução. Pilha. Eletrólise. Leis de Faraday. Transformações nucleares.

Conceitos fundamentais da radioatividade. Reações de fissão e fusão nuclear.

Desintegração radioativa e radioisótopos.

Dinâmica das Transformações Químicas – Transformações Químicas e

velocidade. Velocidade de reação. Energia de ativação. Fatores que alteram a

velocidade de reação: concentração, pressão, temperatura e catalisador.

Transformação Química e Equilíbrio – Caracterização do sistema em equilíbrio.

Constante de equilíbrio. Produto iônico da água, equilíbrio ácido-base e pH.

Solubilidade dos sais e hidrólise. Fatores que alteram o sistema em equilíbrio.

Aplicação da velocidade e do equilíbrio químico no cotidiano.

Compostos de Carbono – Características gerais dos compostos orgânicos.

Principais funções orgânicas. Estrutura e propriedades de Hidrocarbonetos.

Estrutura e propriedades de compostos orgânicos oxigenados. Fermentação.

Estrutura e propriedades de compostos orgânicos nitrogenados. Macromoléculas

naturais e sintéticas. Noções básicas sobre polímeros. Amido, glicogênio e celulose.

Borracha natural e sintética. Polietileno, poliestireno, PVC, Teflon, náilon. Óleos e

gorduras, sabões e detergentes sintéticos. Proteínas e enzimas.

Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente –

Química no cotidiano. Química na agricultura e na saúde. Química nos alimentos.

Química e ambiente. Aspectos científico-tecnológicos, socioeconômicos e

ambientais associados à obtenção ou produção de substâncias químicas. Indústria

Química: obtenção e utilização do cloro, hidróxido de sódio, ácido sulfúrico, amônia

e ácido nítrico. Mineração e Metalurgia. Poluição e tratamento de água. Poluição

atmosférica. Contaminação e proteção do ambiente.

Energias Químicas no Cotidiano – Petróleo, gás natural e carvão. Madeira e hulha.

Biomassa. Biocombustíveis. Impactos ambientais de combustíveis fosseis. Energia

nuclear. Lixo atômico. Vantagens e desvantagens do uso de energia nuclear.

3.3 Biologia

Moléculas, células e tecidos – Estrutura e fisiologia celular: membrana, citoplasma

e núcleo. Divisão celular. Aspectos bioquímicos das estruturas celulares. Aspectos

gerais do metabolismo celular. Metabolismo energético: fotossíntese e respiração.

Codificação da informação genética. Síntese protéica. Diferenciação celular.

Principais tecidos animais e vegetais. Origem e evolução das células. Noções sobre

células-tronco, clonagem e tecnologia do DNA recombinante. Aplicações de

biotecnologia na produção de alimentos, fármacos e componentes biológicos.

Aplicações de tecnologias relacionadas ao DNA a investigações científicas,

determinação da paternidade, investigação criminal e identificação de indivíduos.

Aspectos éticos relacionados ao desenvolvimento biotecnológico. Biotecnologia e

sustentabilidade.

Hereditariedade e diversidade da vida – Princípios básicos que regem a

transmissão de características hereditárias. Concepções pré-mendelianas sobre a

hereditariedade. Aspectos genéticos do funcionamento do corpo humano. Antígenos

e anticorpos. Grupos sangüíneos, transplantes e doenças auto-imunes. Neoplasias

e a influência de fatores ambientais. Mutações gênicas e cromossômicas.

Aconselhamento genético. Fundamentos genéticos da evolução. Aspectos genéticos

da formação e manutenção da diversidade biológica.

Identidade dos seres vivos – Níveis de organização dos seres vivos. Vírus,

procariontes e eucariontes. Autótrofos e heterótrofos. Seres unicelulares e

pluricelulares. Sistemática e as grandes linhas da evolução dos seres vivos. Tipos

de ciclo de vida. Evolução e padrões anatômicos e fisiológicos observados nos

seres vivos. Funções vitais dos seres vivos e sua relação com a adaptação desses

organismos a diferentes ambientes. Embriologia, anatomia e fisiologia humana.

Evolução humana. Biotecnologia e sistemática.

Ecologia e ciências ambientais – Ecossistemas. Fatores bióticos e abióticos.

Habitat e nicho ecológico. A comunidade biológica: teia alimentar, sucessão e

comunidade clímax. Dinâmica de populações. Interações entre os seres vivos.

Ciclos biogeoquímicos. Fluxo de energia no ecossistema. Biogeografia. Biomas

brasileiros. Exploração e uso de recursos naturais. Problemas ambientais:

mudanças climáticas, efeito estufa; desmatamento; erosão; poluição da água, do

solo e do ar. Conservação e recuperação de ecossistemas. Conservação da

biodiversidade. Tecnologias ambientais. Noções de saneamento básico. Noções de

legislação ambiental: água, florestas, unidades de conservação; biodiversidade.

Origem e evolução da vida – A biologia como ciência: história, métodos, técnicas e

experimentação. Hipóteses sobre a origem do Universo, da Terra e dos seres vivos.

Teorias de evolução. Explicações pré-darwinistas para a modificação das espécies.

A teoria evolutiva de Charles Darwin. Teoria sintética da evolução. Seleção artificial

e seu impacto sobre ambientes naturais e sobre populações humanas.

Qualidade de vida das populações humanas – Aspectos biológicos da pobreza e

do desenvolvimento humano. Indicadores sociais, ambientais e econômicos. Índice

de desenvolvimento humano. Principais doenças que afetam a população brasileira:

caracterização, prevenção e profilaxia. Noções de primeiros socorros. Doenças

sexualmente transmissíveis. Aspectos sociais da biologia: uso indevido de drogas;

gravidez na adolescência; obesidade. Violência e segurança pública. Exercícios

físicos e vida saudável. Aspectos biológicos do desenvolvimento sustentável.

Legislação e cidadania.

4. Ciências Humanas e suas Tecnologias

Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade

O Cultura Material e imaterial; patrimônio e diversidade cultural no Brasil.

o A Conquista da América. Conflitos entre europeus e indígenas na América

colonial. A escravidão e formas de resistência indígena e africana na América.

o História cultural dos povos africanos. A luta dos negros no Brasil e o negro na

formação da sociedade brasileira.

o História dos povos indígenas e a formação sócio-cultural brasileira.

o Movimentos culturais no mundo ocidental e seus impactos na vida política e

social.

Formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e

ação do Estado

o Cidadania e democracia na Antiguidade; Estado e direitos do cidadão a partir da

Idade Moderna; democracia direta, indireta e representativa.

o Revoluções sociais e políticas na Europa Moderna.

o Formação territorial brasileira; as regiões brasileiras; políticas de reordenamento

territorial.

o As lutas pela conquista da independência política das colônias da América.

o Grupos sociais em conflito no Brasil imperial e a construção da nação.

o O desenvolvimento do pensamento liberal na sociedade capitalista e seus

críticos nos séculos XIX e XX.

o Políticas de colonização, migração, imigração e emigração no Brasil nos séculos

XIX e XX.

o A atuação dos grupos sociais e os grandes processos revolucionários do século

XX: Revolução Bolchevique, Revolução Chinesa, Revolução Cubana.

o Geopolítica e conflitos entre os séculos XIX e XX: Imperialismo, a ocupação da

Ásia e da África, as Guerras Mundiais e a Guerra Fria.

o Os sistemas totalitários na Europa do século XX: nazi-fascista, franquismo,

salazarismo e stalinismo. Ditaduras políticas na América Latina: Estado Novo no

Brasil e ditaduras na América.

o Conflitos político-culturais pós-Guerra Fria, reorganização política internacional e

os organismos multilaterais nos séculos XX e XXI.

o A luta pela conquista de direitos pelos cidadãos: direitos civis, humanos, políticos

e sociais. Direitos sociais nas constituições brasileiras. Políticas afirmativas.

o Vida urbana: redes e hierarquia nas cidades, pobreza e segregação espacial.

Características e transformações das estruturas produtivas

o

Diferentes formas de organização da produção: escravismo antigo, feudalismo,

capitalismo, socialismo e suas diferentes experiências.

o Economia agro-exportadora brasileira: complexo açucareiro; a mineração no

período colonial; a economia cafeeira; a borracha na Amazônia.

o Revolução Industrial: criação do sistema de fábrica na Europa e transformações

no processo de produção. Formação do espaço urbano-industrial.

Transformações na estrutura produtiva no século XX: o fordismo, o toyotismo, as

novas técnicas de produção e seus impactos.

o A industrialização brasileira, a urbanização e as transformações sociais e

trabalhistas.

o A globalização e as novas tecnologias de telecomunicação e suas

conseqüências econômicas, políticas e sociais.

o Produção e transformação dos espaços agrários. Modernização da agricultura e

estruturas agrárias tradicionais. O agronegócio, a agricultura familiar, os

assalariados do campo e as lutas sociais no campo. A relação campo-cidade.

Os domínios naturais e a relação do ser humano com o ambiente

o Relação homem-natureza, a apropriação dos recursos naturais pelas sociedades

ao longo do tempo. Impacto ambiental das atividades econômicas no Brasil.

Recursos minerais e energéticos: exploração e impactos. Recursos hídricos;

bacias hidrográficas e seus aproveitamentos.

o As questões ambientais contemporâneas: mudança climática, ilhas de calor,

efeito estufa, chuva ácida, a destruição da camada de ozônio. A nova ordem

ambiental internacional; políticas territoriais ambientais; uso e conservação dos

recursos naturais, unidades de conservação, corredores ecológicos, zoneamento

ecológico e econômico.

o Origem e evolução do conceito de sustentabilidade.

o Estrutura interna da terra. Estruturas do solo e do relevo; agentes internos e

externos modeladores do relevo.

o Situação geral da atmosfera e classificação climática. As características

climáticas do território brasileiro.

o Os grandes domínios da vegetação no Brasil e no mundo.

Representação espacial

o Projeções cartográficas; leitura de mapas temáticos, físicos e políticos;

tecnologias modernas aplicadas à cartografia.

Fonte: Site MEC


0 Responses to “VEJA O QUE CAI NO NOVO ENEM”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: