03
jul
09

Enem 2009 altera data para isenção da taxa

Estudantes interessados em solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição no Enem 2009 (Exame Nacional do Ensino Médio), que custa R$ 35, ainda têm tempo. O prazo para pedir o benefício passou a valer até o fim das inscrições no exame, no próximo dia 17.

O cadastro deve ser feito no site http://www.enem.inep.gov.br. Após preencher a ficha de inscrição, o participante poderá imprimir o boleto bancário para pagamento da taxa ou solicitar a isenção. Confira no quadro ao lado os critérios para pedir o benefício.

Inicialmente, o MEC (Ministério da Educação) havia divulgado que o prazo para solicitar a isenção seria do dia 15 de junho –quando foi aberto o cadastro– até o dia 19 do mesmo mês. De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão do MEC responsável pelo Enem, a alteração foi feita porque o período era curto.

Até a tarde de ontem, o sistema já havia recebido mais de 2 milhões de inscritos. Desses, 828.923 pediram a isenção do pagamento da taxa. O Inep vai divulgar a relação de pedidos aceitos a partir do próximo dia 10. Quem tiver o benefício negado terá de acessar o link de acompanhamento da inscrição no site do Enem, imprimir o boleto e efetuar o pagamento da taxa.

Os estudantes concluintes do ensino médio da rede pública são automaticamente isentos –a inscrição é efetuada gratuitamente, sem geração de boleto bancário pelo sistema on-line. Até ontem, 530.797 desses alunos haviam se cadastrado.

Outras mudanças
Além da prorrogação do período de solicitação da isenção, o MEC alterou outras duas informações. Uma delas diz respeito a uma segunda categoria que previa isenção automática para participantes do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) em 2008, 2007 e 2006. Com a mudança, o MEC determina que apenas os concluintes do ensino médio têm direito à isenção automática.

Além disso, o MEC havia divulgado inicialmente que os egressos do ensino médio (aqueles que já o concluíram) poderiam se inscrever no Enem até o dia 19 deste mês. Agora, todos os interessados em participar do exame do MEC têm o mesmo prazo de inscrição e devem se cadastrar até o próximo dia 17. 

Fonte: Uol Vestibular


0 Responses to “Enem 2009 altera data para isenção da taxa”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: