18
ago
09

Fuvest começa a receber inscrições para o Pasusp nesta segunda-feira

O Pasusp (Programa de Avaliação Seriada da USP) abre inscrições nesta segunda-feira (17). Os pedidos devem ser feitos somente pela internet até 15 de setembro. O programa dá bônus de até 3% na pontuação da Fuvest 2010 para alunos de escolas públicas estaduais e municipais de São Paulo: para participar, é necessário se inscrever e realizar prova com 50 testes.

O exame será aplicado em 25 de outubro e terá 50 questões de múltipla escolha sobre o conteúdo cobrado no ensino médio; inglês não cairá na prova. O bônus é dado de acordo com a pontuação obtida e pode chegar a 3% sobre as notas da 1ª e da 2ª fase da Fuvest.

Os interessados devem estar cursando o 3º ano do ensino médio. Estudantes que tenham feito a prova do Pasusp no ano passado ainda poderão utilizar o bônus para o vestibular deste ano. Além do Pasusp, a Fuvest oferece o bônus universal, que dá 3% de bônus para quem estudou em escola pública, e o bônus Enem, que dá até 6% de bonificação, de acordo com a pontuação obtida no exame. Os três bônus somados podem levar a acréscimo de até 12% na nota do vestibular.

Inclusão na USP

O objetivo do Pasusp é aproximar o aluno de escola pública da USP (Universidade de São Paulo). Apesar de ter aumentado o número de ingressantes na USP oriundos da rede pública, esse segmento representou, em 2009, apenas 30,1% dos calouros. Segundo a pró-reitora de graduação, Selma Garrido Pimenta, isso se deve à três fatores: a “autoexclusão” desses alunos, que acham que não têm condições para passar na USP; a criação do Prouni (Programa Universidade Para Todos); e o aumento de vagas nas universidades federais. Para chamar os estudantes, a USP distribuirá material de divulgação em todas as escolas públicas do Estado. No entanto, Selma lembra que ” a divulgação não depende só da USP, mas dos pais, dos professores e de outros atores sociais que podem se mobilizar para incentivar os alunos.” A pró-reitora explica que, muitas vezes, a equipe da escola acaba fazendo parte da “cultura de autoexclusão”: “eles não informam que o estudante pode concorrer a uma vaga numa universidade pública; estamos trabalhando para mudar isso”, diz.

O Pasusp faz parte do Inclusp (Programa de Inclusão Social da USP), que oferece também isenção de taxa de inscrição na Fuvest 2010 e bolsas de estudo para quem ingressou na USP, tais como: Bolsa Fuvest; Bolsa Ensinar com Pesquisa; Bolsa Aprender com Extensão; Bolsa Alimentação; Bolsa Moradia e Auxílio à Moradia; Bolsa Transporte; Bolsa Santander de Apoio Socioeconômico; Bolsa Santander USP de Mobilidade Internacional.

Baixa adesão

Apesar da baixa adesão no Pasusp no primeiro ano em que foi aplicado (2008), quando, dos 49 mil inscritos, apenas 8 mil (16%) realizaram o exame, Selma Garrido não acha que o saldo do programa foi negativo: “É um número baixo, mas a mudança da cultura desses alunos não se faz da noite para o dia”. A pró-reitoria da USP ressalta que as inscrições do Pasusp, da isenção de taxa e do vestibular são três processos independentes, ou seja: a inscrição no vestibular é obrigatória para todos os estudantes que quiserem concorrer a uma vaga na Fuvest 2010.

Fonte: Uol Vestibular


0 Responses to “Fuvest começa a receber inscrições para o Pasusp nesta segunda-feira”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: