01
dez
09

A REDAÇÃO DO ENEM

QUERIDOS ALUNOS, INTERNAUTAS PERDIDOS E COMPANHEIROS

Conforme prometido, mas com atraso,  como sempre, faremos algumas considerações sobre a redação do enem. Nos 2 posts anteriores há uma boa explicação e exemplificação sobre como fazer uma dissertação, seja ela argumetativa ou expositiva. Então, neste post, farei uma consideração sobre a redação específica do enem e suas possibilidades.

Devemos levar em conta algumas datas e comemorações atuais que, na verdade, não são muito comemoradas e quase ninguém fica sabendo, ou seja, datas com certa relevância mas que a grande mídia não dá destaque e, em consequência, a grande massa, o povo, não fica sabendo. O inep, instituto que faz a prova do enem, adora explorar esse tipo de tema e situação: importante, desconhecido e fora de foco midiático.

No enem que ocorreria em outubro deste ano, 2009, e que foi fraudado, o tema da redação foi A VALORIZAÇÃO DO IDOSO. E por quê? 

1. Porque a questão do idoso ainda não havia sido trabalhada e exporada pelo enem e porque no dia 1º de outubro, quatro dias antes daquele enem, foi o Dia Internacional por uma Terceira Idade Digna. Coincidência?? Não. O enem gosta de abordar questões sociais das quais estamos inseridos e que precisam de novos rumos ou de reflexão. O Estatuto do Idoso estava aí já desde 2002 também e não havia sido abordado.

Neste enem do dia 5 e 6 de dezembro, temo algumas datas e considerações a fazer:

20 de novembro: Dia Nacional da Consciênci Negra e aniversário da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695 (o nosso maior herói nacional, talvez o único);

22 de novembro: Revolta da Chibata. Lierada pelo Almirante Negro (João Cândido, em 1910;

25 de novembro: Dia Nacional da Não-Violência Contra a Mulher;

25 de novembro: Ratificação pelo Brasil da Convenção Interamericana para Pevenir, Punir e Erradicar a Violência Contra a Mulher (Convenção em Belém/PA-1995);

1º de dezembro: Prisão de Rose Parkins, no Alabama, por ter se recusado a ceder seu lugar no ônibus a um passageiro branco. Desencadeia-se o movimento de boicote aos ônibus, liderado por Martin Luther King;

1º de dezembro: Dia Mundial de Luta Contra a Aids

5 de dezembro: A Contituição proíbe negros e leprosos de frerquentar escolas no Brasil;

10 de dezembro: Dia da Declaração dos Direitos Humanos, instituídos pela ONU (1948);

18 de dezembro: Adoção da Convenção Sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra a Mulher (1949);

20 de dezembro: Alei nº 7.437 condena o Tratamento discriminatório no mercado e trabalho, por motivo de raça ou cor.

Na redação do enem que foi fraudado/roubado/cancelado eu acertei o tema, falei sobre a questão do idoso na sociedade brasileira e até do estatuto do idoso. Claro que no chute, já que não tive participação nas maracutaias…rs. Então é muito difícil eu acertar novamente, mas tenho palpites e acho que o tema por versar sobre a questão da mulher na sociedade brasileira, seu papel, desenvolvimento e a violência e discriminação sobre ela. Ou ainda, sobre o SUS e o seu importante papel na sociedade brasileira, além de sua situação precária. Pode também cair algo sobre os direitos do homem ou a economia, modo e estilo de vida, sobrevivência (numa ação panfletária do governo, claro!).

POr enquanto é isso, tenho de ser breve pois estou em local público e no navio não dá pra acessar. Até o fim da semana farei (tentarei)novas considerações.

Saudações libertárias e boas sortes.

Professor Daniel

DanDan

Búzios/RJ


3 Responses to “A REDAÇÃO DO ENEM”


  1. 1 kelly
    dezembro 3, 2009 às 15:44

    Obrigado professor pela sua dedicação, mesmo de férias ajudando os seus queridos alunos. Bem que queríamos estar ai nos aventurando em um navio, mas tudo tem há sua hora e agora e hora de se aventurar nas provas.
    Não sei se você vai estar no ultimo sábado de aula do Henfil dia 12 de dezembro, mas se você não estiver fica aqui minha despedida.
    Foi um prazer inenarrável ter você como professor, aprendemos do melhor jeito, rindo muito. Nunca vou me esquecer de você zuando o Chicao por causa do demarchi, e quando ele te zuou mandando você ir na industrial rsrsrs.

    Abraços meus e de todos os seus alunos!

  2. dezembro 3, 2009 às 19:03

    Olá Professor!!!

    Me admira que você mesmo “descansando” do trabalho consiga pensar em atualizar o blog para dar mais dicas para nós, seus alunos. Muito Obrigada.

    Agora, vê se curte mais seu passeio e para de pensar na gente, rs…

    Beijão

  3. 3 Hévin
    dezembro 4, 2009 às 00:33

    Muito obrigada pelas dicas!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: